8 de janeiro de 2010
A Coruja-buraqueira
Quem conhece as histórias antigas do Sítio da PK ainda me pergunta: "As corujas ainda estão por lá?". E eu sempre tinha novas histórias para contar. Hoje, só posso recontar as velhas histórias. As corujas foram embora... como choveu demais durante o ano todo, sem uma época de seca bem definida, os túneis começaram a esboroar, pois a umidade ficou permanente. Nos primeiros anos, lá por 1999 até 2005, tivemos várias ninhadas,uma por ano, cada uma diferente da outra sempre com incidentes emocionantes.
Para a próxima temporada de acasalamento, lá pelo mês de Maio, vamos tentar reformar um dos três túneis que temos no jardim, para atrair um novo casal. Talvez uma das nossas antigas corujas até retorne, pois via-se que elas adoravam ficar no jardim... principalmente as fêmeas.
Elas ficavam tão sossegadas ao lado da entrada do seu túnel (ou buraco, porisso se chama coruja-buraqueira (Speotyto cunicularia)que era fácil fotografá-las.
Veja na foto ao lado uma das nossas fêmeas a quem chamamos de Senhora do Castelo. Foi feita há uns três anos. Note como ela está com a cabeça virada em 180 graus! O que você vê é uma cabeça virada para o fotógrafo mas de costas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Essa curuja é muito fofa!
ResponderExcluirBeijos meus.