23 de fevereiro de 2014

Verão de 2014

A primavera de novembro 2013 foi um pouco atípica seguida de um verão excessivamente quente e seco. As plantas acostumadas ao frescor dos 1000m de altitude sofreram muito.
Poucas flores resistiam mais do que dois dias. Logo murchavam exauridas do calor, mesmo que aumentássemos a quantidade de regas.
Em torno do Sítio da PK,  mudanças progressivas com mais urbanização estão modificando o lugar com uma ocupação territorial (de novos donos de lotes) sem o devido conhecimento da natureza, com foco apenas no lazer, ou seja, casa, churrasqueira, piscina ou quadra de esportes, para fugir do stress da cidade. Os pássaros maiores foram sendo desalojados de seus lugares, após os inúmeros desmatamentos, e alguns deles, encontrando um jardim razoável como o da PK e muito alimento (pássaros menores, rãzinhas, insetos) se instalaram por lá neste período de primavera e verão. O resultado foi triste, depois que eles predaram tudo que puderam, foram embora. Ficamos com uma população reduzídíssima de  tico-ticos, cambacicas, beija-flores. Sinceramente, deu vontade de chorar e de largar tudo. Por ora ainda estou refletindo se vale a pena tentar recuperar o que foi  perdido. Somos um mini-retrato do que está havendo em boa parte do nosso querido planeta Terra.
Algumas plantas resistentes ainda apresentaram suas flores e as fotos que se seguem são o seu cartão postal. Dálias(Dahlia pinnata) são flores de bulbo e têm se adaptado muito bem ao clima de Ibiúna. As necessárias abelhas adoram fazer pousada nelas e isto ajuda a polinização geral do jardim, pois já que estão por lá aproveitam para visitar as outras flores ao redor.
 
 


 
O camarão vermelho é chato para se acertar o lugar, mas quando se consegue, o resultado é maravilhoso com um supercrescimento.
 
Uma surpresa agradável foi a chamada Estrela-de-Natal(Scadoxus multiflorus), bulbo que plantei em Junho e até havia me esquecido dele. Não veio para o Natal, atrasando-se por um mês. Imagine minha alegria ao vê-la bela e florida num dos canteiros.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário