11 de junho de 2010

Nosso jardim como conceito de vida

Centáurea-silvestre

Esta é a cor dominante no outono, neste nosso Trópica de Capricórnio, onde fica o Sítio da PK. A florzinha acima - tão linda - é uma agente infiltrada por meio de um inocente saquinho de sementes trazido da Alemanha. Trata-se de uma centáurea silvestre (centaurea pratensis), cujas sementes são bem parecidas com as das centaureas bem comportadsa e difícil de se conseguir aqui no Brasil. Não é que a outra está se dando bem? Trata-se de uma invasora... mas como é bonitinha - e este é o truque dela - vamos deixá-la- por enquanto - se expandir no canteiro. Será que vamos nos arrepender uma dia?

Capim-gordura

Agora é tempo do capim-gordura florir, criando belos campos suaves, como você pode conferir na foto acima! Chama-se popularmente de gordura porque alimenta bem a bicharada no começo do outono, antes de florir.Ah... o nome científico dele: Melinis minutiflora P. Beauv
Ainda podemos curtir o capim-gordura florescendo nos terrenos vizinhos, com um pouco de Mata Atlântica nativa no fundo. No Sítio da PK, ainda é um privilégio temos acesso visual a esta paisagem de capim-gordura e mata nativa em torno do jardim. Fomos construíndo tudo aos poucos, durante 14 anos, para termos umrefúgio verde, com paz e harmonia durante o dia e a liberdade de poder olhar as estrelas brilhantes nas noites escuras e límpidas, além de sentir o cheiro da vegetação regada delicadamente pelo orvalho da manhã.




Esta é a cara do jardim da PK, depois de 14 anos de dedicação para domar um solo pobre e detonado, em um clima de montanha, mas nem tanto, por estar próximo a uma represa. Mas a vontade de criar um lugar para ficar junto dos bichos e das plantas acabou vencendo tudo.
É um profundo conceito de vida, esse de ligar-se à fonte de onde vem a nossa sobreviência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário