23 de março de 2010

Mergulhando numa flor de cacto

A sensação de mergulhar no mar dentro da flor...

A flor, na sua exuberância, parecendo sorvete de fios de ovos...




A flor aberta à noite


O morcego(canto esquerdo susperior) se aproximando da flor

A flor do cacto triangular (Cactus triangularis) é muito especial. Só abre uma vez e... à noite.
Durante alguns anos, nunca tive a oportunidade de vê-la aberta, pois as noites não coincidiam com minha estada no sítio da PK ou... chovia ou eu, simplesmente, me esquecia. Há duas semanas, vendo algumas flores murchas, que haviam florido na noite anterior, resolvi mergulhar minha máquina dentro de uma delas... abri as pétalas grandes e enfiei a digital! E... qual não foi minha surpresa! Como é linda por dentro! Parecia-me estar na água, no fundo do mar, pela forma dos estames flutuando. Até confirmei com esta imagem, para mim, é claro, que realmente os vegetais procedem do mar...

E, naquela noite, também tive oportunidade de fotografá-la. Na primeira foto, vê-se no canto esquerdo do alto um morceguinho se aproximando para polinizar as flores. E foram três flores que abriram simultaneamente!

Mais incrível ainda é que este super cacto veio como porta-enxerto de um mini-cacto que comprei num restaurante na beira da estrada.








Um comentário:

  1. Essa flor é maravilhosa. Tenho em casa e me surpreendi quando a vi florir..é um espetáculo magnifico.Pude fotografá-la passo a passo,desde seu início até o fim.É uma pena abrir somente uma vez. No meu vaso, a primeira vez, foram apenas 02 e desta,foram cinco flores.Abriram 2, depois mais duas e hoje abriu a ultima.É um raro espetáculos

    ResponderExcluir