12 de janeiro de 2010

Coelhinhos



Coelhinhos são seres que mexem com nossa ternura. Dá vontade de pegar no colo, acariciar a pelagem, brincar com eles pelos campos e jardins. Mas coelhinhos não são cãezinhos... mesmo que eles se deixem domesticar, eles têm um comportamento bem diferente. Mas isto não importa muito quando queremos contar histórias... pois todos os bichos do Sítio da PK se entendem bem entre si... incluindo a nós humanos.
Este coelhinho que você vê na foto, nasceu lá no Sítio. A mãe fez um ninho no chão (veja na outro foto) e lá deixou os filhotinhos.
Sabia que ela só vem alimentá-los por uns minutinhos, duas vezes por dia, de manhã e de noite? Pois é, e o resto do tempo ela passa escondida, perto do local, mas longe para fugir de um predador, se necessário.
O coelhinho da foto veio parar na nossa mão, porque ao ouvir nossos passos, pensou que fôssemos a mãezinha dele. E... deixou-se pegar no colo e acariciar com muito prazer, isto é, depois de uns minutinhos, após perder o medo..
Este é o lado bom... mas, como muita gente sabe, coelhos se multiplicam depressa demais. E já tivemos essa experiência no Sítio... coelhos que vinham em fevereiro, para comemorar meu aniversário, e comiam todas as nossas flores, sempre as mais gostosas primeiro. Para não ficar sem nada, tivemos de controlar a entrada deles colocando uma cerca mais eficiente. Hoje aparece um ou outro, mas é bem raro... porém ainda os vemos nas estradas lá por perto.
O tipo de coelho que temos, com a pelagem marron e bege, é o coelho europeu (Oryctolagus cuniculus). O mesmo coelho que os portugueses trouxeram nas suas caravelas e que se espalhou pelo Brasil afora. Fiz uma história em quadrinhos, inspirada neles, e logo colocarei as tirinhas dia após dia para vocês lerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário