25 de dezembro de 2012

O VERÃO CHEGOU!

Com ele, as chuvas, o verdão brasileiro maravilhoso e... algumas pragas também!
Temos um besouro trabalhador no Sítio da PK! Casais incansáveis, todo final de Primavera e Verão inteirinho, lá estão eles trabalhando.
O nome popular dele é serra-pau... pesquisando na Internet há muitos serra-paus diferentes, e o nosso não é muito identificado. O nome científico geral é Oncideres spp. Temos o serra-pau maior (ataca ramos e troncos de até 4 cm de diâmetro), como nas fotos abaixo, e o menor que trabalha mais rápido por escolher ramos menores (diâmetro de no máximo 1,5cm). Já tive a fantasia e adestrá-los todos, formando uma equipe bem treinada para podar os galhos e ramos no lugar certo! Hahaha... 


Olha só o casal fertilizando os ovinhos, a fêmea vai fazendo um buraquinho no tronco que vai tombar, onde ela depositará os ovinhos logo depois que o macho terminar sua parte. Este é um ramo de 4 cm de diâmetro de uma bela caliandra da flor vermelha. Que pena. Logo ele vai tombar sobre uma castanheira portuguesa a 2,5 m de distância deste corte.
E a seguir você pode ver a serra-pau fêmea, com os ovinhos amarelos saindo de dentro, depois de passar pela tesoura de poda.



Na realidade, eles dão uma canseira danada e é preciso vigiar, matar se possível, infelizmente, e depois cortar fora os ramos atingidos e queimá-los, porque dentro deles a fêmea bota uma centena de ovinhos!
A Vicky está aí, vigiando para mim... olha só o anel iniciado por um serra-pau que acabou sendo descoberto por mim a tempo, senão eu perderia este flamboyant que está demorando para crescer nos 1000 metros de altitude!

E para não dizerem que não falei de flores, seguem as flores de Dezembro!


A de cima é uma dália, que sempre volta nessa época do ano! É linda mesmo! Do lado dela, uma flor que já cumpriu sua missão. Dá até para filosofar!



Esta outra é uma dietes, com as gotas da chuva de verão que acabou de cair.
E logo abaixo um belo canteiro de agapantos bem azuis! Todo ano eles voltam!