Se eu pensei que este iria ser um verão ameno, pois tivemos uma Primavera muito boa, eu me enganei! Fomos todos brindados - na região Sudeste - com chuvas fortes, águas levando muita gente e construções morro abaixo. Cabe, aqui, comentar sobre o efeito avassalador das águas...
Vamos dizer - simplesmente - que "com água, fogo, ar e terra não se brinca". Parece filosofia oriental falando dos quatro elementos do planeta, mas é uma verdade confirmada por milênios. Temos outro ditado para completar: "deixe as águas fluírem, não tente represá-las, pois elas têm uma força incomensurável".
No Sítio da PK, temos um declive que tratamos há 15 anos com muito carinho... de modo que as águas encontram grama, canteiros, arbustos e árvores, estrategicamente alocados, que ajudam a quebrar a força das suas corredeiras. Há cerca de um ano, agregamos mais 1200 m² e plantamos 250 árvores nativas bem diferentes. Com a Primavera chuvosa e o verão forte, tudo cresceu locamente, mas como a disposição está boa, as corredeiras não estão criando muitos problemas. Seguimos aquele truque da estratégia romana: dividirás e conquistarás! As águas se dividem e não formam erosão.
Olha só como a florestinha está bonita! Temos pau-jacaré, cassia grandis, guapuruvu, araçá, embaúba, cedro rosa, pau-ferro, araucária, eritrina mulungu, farinha seca, outros tipos de acácias, dedaleiro, açoita-cavalo... algumas já estão florindo, e os araçás dando frutos!
Na foto, você está vendo - ocupando o centro -uma sibipiruna de 15 anos, com a orquídea na frente e, depois da cerca, um guapuruvu e outras árvores nativas ao lado. Note como ainda há terra exposta. Logo colocarei mais fotos para comparação. e vocês poderão ver como lentamente está se formando uma cobertura verde, que estamos roçando, para "virar" um gramado natural...